A tecnologia RFID e suas inovações


       
Como já foi citado aqui, ocorreu na UFRJ à Semana de Eletrônica e Computação e eu assisti algumas palestras e hoje estou aqui para comentar uma em especial. ”ALLEN INFORMÁTICA: A TECNOLOGIA RFID E SUAS INOVAÇÕES”.
Para começar vou tentar explicar um pouco sobre o que é RFID.
  • É a tecnologia de identificação automática de objetos, Auto-ID, recolhe e armazena dados referentes a um objeto sem intervenção humana. O termo RFID pode consistir de apenas um leitor (reader) e uma etiqueta
  •   Algumas vantagens: agilidade logística, informação à mão, integridade de informações, melhoria de processos.
  • Um sistema RFID pode ser dividido em camada física e camada de tecnologia da informação. A camada física consiste de uma ou mais etiquetas, um ou mais leitores, uma ou mais antenas e o ambiente de implantação.
 Etiqueta RFID simples

  • O projetista de um sistema RFID define qual etiqueta ou leitor que vai utilizar acordo com as exigências do projeto, como a distância entre o leitor e a etiqueta, e o tipo de objeto em que a tag será presa. As etiquetas possuem vários formatos, operam em freqüências diferentes, podem ser gravadas apenas uma ou várias vezes.

    Leitor e antena RFID

    Agora que já temos uma ideia de  de como é, vamos falar sobre sua utilidade e como será no futuro.
    Hoje em dia RFID está em praticamente em todos os lugares, é um mercado que está em constante crescimento. Muitas empresas utilizam a tecnologia RFID como, por exemplo, a Votorantim, Rio Card(no cartão de passagem), Globo (para rastreamento de figurinos) .
    Um exemplo muito interessante da utilização das estiquetas está nas corridas e maratonas.
    As etiquetas ficam coladas na roupa dos atletas e ali fica armazenadas as informações de cada competidor,a medida que ele vai correndo ele está sendo monitorado.No decorrer da pista de corrida são  colocados computadores que registram essas informações, assim é possível controlar a ordem de chegada entre outras informações.

    Bom essas são apenas algumas das vantagens e do benefício que a tecnologia RFId pode nos trazer.
    Para quem não pode comparecer nas palestras,espero que tenha passado para vocês a importância desta tecnologia e um pouco do que ocorreu na Semana de Eletrônica e Computação.
    Até a próxima.


    Postado por: Tamires Morett
     

2 comentários:

Congresso RFID disse...

Tamires,
Muito bom conhecer o blog de uma equipe de alunos da UFRJ que abordam sobre o tema RFID. Tenho certeza de que a palestra da Allen ganhará ainda mais sentido com a sua participação no nosso evento, que acontece em Búzios, entre os dias 18 e 21 de outubro.
Você pode participar da iniciativa voltada a blogueiros e tuiteiros que inclui inscrição e hospedagem de graça para quem divulgar melhor o evento nas redes sociais. Veja: http://rfidinternetdascoisas.com/blogueiros_tuiteiros/
Espero que vc participe!
Abraços!

Gomaq disse...

Parabéns pelo post. Muito legal a iniciativa de vocês de abrirem esse espaço para discutir a tecnologia RFID. Conforme comentado no post, além de ser usada em roupas, essa tecnologia é aplicada também em todo o processo de fabricação de algum produto para rastrear e identificar sua localização entre as etapas de produção. Muito bom o blog. Abraços!