Quanta informação há no mundo?

Você acha que está sobrecarregado de informações?


Então talvez possa se consolar olhando o mundo ao seu redor.
Pesquisadores acabam de divulgar o primeiro estudo a tentar plotar uma série temporal da capacidade tecnológica mundial de lidar com dados.
Em outras palavras, eles afirmam ter mensurado quanta informação a humanidade é capaz de armazenar, comunicar e processar.

Quanta informação há no mundo?

Depois de fazer uma estimativa de 60 dispositivos de memória, tanto digitais quanto analógicos - o que inclui livros, revistas, fotos, discos de vinil e papelada em geral - os pesquisadores calcularam que a humanidade é capaz de armazenar pelo menos 295 exabytes de dados.
Um exabyte pode ser representado pelo impronunciável e difícil de imaginar número 295.000.000.000.000.000.000 de bytes - ou 29518, para facilitar.
Apenas para tentar dar uma dimensão disto, se uma estrela representasse um bit de informação, haveria uma galáxia de informações para cada pessoa na Terra.
Isto é 315 vezes mais do que o número estimado de grãos de areia que existem no planeta.
Mas não é quase nada se comparado com a quantidade de informações armazenadas em todas as moléculas de DNA de um único ser humano - os 295 exabytes correspondem a cerca de 1% de nossos registros biológicos.


Bom, visto essa informação podemos então concluir que somos verdadeiros computadores humanos? Sim?  Não?
Você acha que até agora na sua vida, já conseguiu armazenar quantos bytes?
Pense no assunto! O objetivo desse blog é divulgar notícias sobre inovações tecnológicas em diferentes áreas, mas você já parou para pensar em quantas "notícias" ainda podem ser armazenadas na sua memória?



Postado por Thaiza Rocha
Fonte: www.inovacaotecnologica.com.br

0 comentários: