Exame de sangue preve o tempo de vida de uma pessoa



    Segundo a cientista espanhola Maria Blasco, com um simples teste de sangue é possível prever quanto tempo de vida temos pela frente. A pesquisa diz que seria possível determinar nossa longevidade através dos nossos cromossomos.Este teste é feito por meio da análise do tamanho dos telômeros,as extremidades dos cromossomos.Segundo ele,quanto maiores os telômeros,maior será o tempo de vida da pessoa. 
    A lógica do teste se baseia em pesquisas anteriores, algumas conduzidas pelos próprios cientistas que criaram o exame, que já haviam apontado que indivíduos mais saudáveis apresentam telômeros mais compridos. Já alguns problemas de saúde, como stress, doenças cardiovasculares, obesidade e Alzheimer, estão diretamente relacionados com a presença de telômeros menores.
   Autoridades de saúde acreditam que os testes de telômeros se tornarão generalizados dentro de cinco a dez anos.Mas o geneticista brasileiro Franklin Rumjanek da Universidade Federal do Rio de Janeiro,pede cautela.
   “Se contribuir para entender melhor como a célula funciona, ótimo. Se for utilizada como medida, por exemplo, para que companhias de seguro possam dar prêmios mais caros para quem tem telômetro mais curto, não é bom."
    Já a geneticista criadora do teste só vê benefícios nele.Não só porque indica a idade biológica, interna, da pessoa, como pode ajudar a prolongar a vida de quem, a partir do teste, adotar hábitos mais saudáveis.

  http://www.aarffsa.com.br/noticias2/17051134.html,Veja e G1
  Postado:Viviane Lima

0 comentários: