Pesquisa avalia impacto do FNDCT na inovação da indústria brasileira

Há um núcleo dinâmico inovador bem definido na indústria brasileira, mas ele precisa receber apoio de forma mais intensificada. Esta foi uma das conclusões do primeiro evento da série Debates FINEP, lançada no dia 26 de abril , no Rio de Janeiro. Segundo os palestrantes, o FNDCT - Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico é um dos principais instrumentos, mas sozinho não consegue dar conta das necessidades de financiamento do setor.
O debate apontou a necessidade de combinação de instrumentos, fortalecimento da capacidade de análise setorial e aumento dos recursos.“A FINEP cobre bem o espectro de empresas emergentes nas suas ações de fomento, mas ainda alcança uma parte pequena das empresas líderes, portanto há um espaço grande de crescimento das nossas ações”, disse o diretor de inovação da FINEP, João De Negri, que defende a transformação da Financiadora em um banco especializado no apoio à inovação.
A pesquisa apontou que as empresas que investiram em conhecimento cresceram pelo menos 21% a mais do que as que não investiram. Porém, esse investimento ainda está concentrado nas empresas de grande porte, o que acompanha a tendência internacional.
“O Brasil vive uma situação paradoxal dentro da inovação no mundo, característica dos países emergentes: enquanto é líder em áreas como bioenergia, está bem atrás em outros setores”, disse Evando Mirra, consultor do CGEE - Centro de Gestão e Estudos Estratégicos e um dos debatedores.

Eu acho que a inovação é essencial para o crescimento de um país.E que as atitudes icentivadoras devem ser colocadas em prática,pois condições para isso nós temos.É necessário dar mais espaço para pequenas iniciativas e apoiar as pequenas empresas para que elas também possam estar em crescimento.Como prova disso temos o crescimento das empresas que resoveram investir na inovação e a tendência é de continuar crescendo.Como foi dito acima, somos líderes em áreas como a bioenergia e em relação as inovações estamos atrasados.E essas áreas  juntas funcionariam bem melhor.
Espero que gostem e que passem adiante essa idéia de inovar para melhorar.

Fonte: revista fator.
Postado por :Tamires Morett

0 comentários: