4 passos para acelerar a inovação em seu departamento

 Na area de gestão, inovar às vezes pode ser o maior desafio. Aqui vão algumas dicas para inovação nas empresas.
  1. PROMOVA  A INOVAÇÃO ABERTA: 
Andrew Horne, da BoardInnovation, exalta a tensão criativa e vontade de correr riscos. Por exemplo, a equipe de TI* deve ser capaz de "desafiar" seus parceiros de negócio. Os líderes devem ter outra visão do critério de desempenho de seu grupo onde o pensamento criativo e a tomada de riscos sejam encorajadas e não penalizadas.
     2. EXPANDA SEU PIPELINE DE NOVAS IDÉIAS:
 Inovação pede abertura e colaboração muito além da TI. Temos visto um grande número de técnicas, incluindo comunicados regulares evidenciando inovação e compartilhando idéias com pessoas de fora, assim como abordagens menos convencionais como, por exemplo, dar destaque quando os funcionários trabalham com o objetivo de descobrir necessidades dos usuários finais.
  
    3. TRIE AS IDEIAS MAIS PROMISSORAS:
 Normalmente, a parte mais complexa é não gerar idéias; é como fazer uma comprar por meio de apostas. Uma tradicional proposta de projeto sem mensuração de retorno do investimento pode ser apenas uma proposta ruim,  mas quando falamos de inovação não se calcula esse retorno porque se lida com algo que ainda não foi testado. A TI precisa balancear seus mecanismos de filtragem baseados  principalmente em critérios não-financeiros e dirigidos à vantagem competitiva. A ideia é determinar quando uma inovação garante tal exploração, não gerar uma case de negócio ou estimar o ROI.
   
   4. ADOTE UMA ABORDAGEM "TESTE E APRENDA":
Às vezes, inovações falham. O segredo é reconhecer erros rapidamente e com o menor custo possível, aceitá-los sem penalizar alguém a seguir em frente. Uma forma de fazer isso é identificar potenciais incertezas. Tipicamente, elas relatam o modelo de negócio e não a tecnologia. Perguntar 'essa ideia vai realmente impulsionar a forma como faço negócio?', usualmente, funciona melhor que questionar 'esta tecnologia vai funcionar?'. Ao identificar os possiveis problemas, o próximo passo é testá-los, iniciando pelo mais sério.

*TI: Tecnologia da Informação: pode ser definida como um conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação. Na verdade, as aplicações para TI são tantas - estão ligadas às mais diversas áreas - que existem várias definições e nenhuma consegue determiná-la por completo.(wikipedia)

Postagem por: Patricia Fernandes
Fonte: Revista Information Week - Junho 2011

0 comentários: