Cimento refratário: material da construção civil serve para odontologia


Aluminato de cálcio é o nome do material que tem tudo para provocar uma verdadeira revolução em procedimentos dentários: vai cortar à metade os custos de tratamento de canal.Com vantagens estéticas,também.
Trata-se de um cimento refratário muito utilizado na construção civil, e que, sob a marca comercial de EndoBinder,está em fase de registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária(Anvisa) e poderá estar no mercado,em ampla escala ,antes do final do ano.
O projeto nasceu de pesquisas da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp), que faz parte da Universidade de São Paulo (USP). Também é desenvolvido pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar),com tecnologia transferida para a empresa privada Bindware.
 A professora Fernanda Panzeri Pires, coordenadora das pesquisas e responsável pelo Laboratório de análise de Biomateriais da Forp, diz que o EndoBinder é mais eficiente, biocompatível e barato que o similador atual no mercado.”As características do material permitirão tratamentos odontológicos de melhor qualidade,a um preço  mais acessível para os pacientes”,afirma.
A bateria dos testes para avaliação do produto foi realizada em dentes de ratos, suínos e bovinos.”O material teve melhor resultado no selamento de perfurações dentárias,causadas por cárie ou traumas.O teste foi muito satisfatório também na recuperação do tecido, pois causa menor inflamação”,avalia Fernanda.

Bom gente é mesmo fantástico essa descoberta.Realmente muito interessante e esse resultado é a prova da aliança entre as Universidades e as empresas,"ambas trabalhando juntas para desenvolver produtos melhores,com mais tecnologia".

Fonte: Revista - ABCD INOVA

0 comentários: